Venha ver de perto estas maravilhas

Venha ver de perto estas maravilhas
Venha ver de perto estas maravilhas

sábado, 25 de junho de 2011

História de Itapema

Os primeiros habitantes de Itapema foram os Açorianos. A história começa por volta de 1670, nesta época já existiam algumas casas de pescadores e colonos. O primeiro nome dado à cidade foi Tapera, devido ao tipo de casas construídas. Em virtude de um ataque de piratas no ano de 1800, muitas famílias abandonaram o local, mas Tapera voltou a se organizar em 1850, elevando-se a categoria de Vila, pertencendo a ao município de Itapema.
Em 1921, recebeu o nome de Itapema, e tornou-se distrito em 1924 incorporado ao Município de Camboriú, enquanto Itapema passou a pertencer a Tijucas. Em 1926, os dois Municípios se reorganizaram e voltaram a formar o antigo Município de Itapema. Por iniciativa do vereador (pelo instinto PSD) Olegário Bernardes, que também representava o distrito, foi elaborado um projeto de lei para a criação do Município de Itapema, sendo aprovado pela lei estadual 28 de fevereiro de 1962, assim, o governador do Estado, Celso Ramos, nomeou como primeiro prefeito provisório, em 21 de abri de 1962, o Sr. Osni dos Santos.
O turismo seria o grande impulsionador da economia de Itapema e desde os anos 70, o bairro de Meia Praia mostrou esta vocação turística. Em meados da década de 80, a noite de Itapema, principalmente a da Meia Praia, com seus bares e quiosques, começou a fervilhar durante todo o verão. Embora a agitação fosse crescente, a cidade não perdeu as características de uma praia calma. Nesse mesmo período, a cidade já aparecia como um dos pólos estaduais da indústria da construção civil, com uma corrida por imóveis para famílias de outras cidades e estados, interessadas em passar o verão nesta aprazível cidade à beira mar.
O município possui hoje, uma área de 58,6 Km² com 14.283 metros de orla marítima, e uma população em torno de 40.000 habitantes. O clima é subtropical, com intensa precipitação pluviométrica no verão e no ar úmido. As temperaturas máximas acontecem nos meses de janeiro e fevereiro, 40º e desce em junho e julho, as médias ficam entre 16,7º e 29,7.
Fonte: http://www.litoraldesantacatarina.com/itapema/caracteristicas-de-itapema.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário